quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Resistência

As aulas da Ana Luísa começaram na segunda-feira (14/02), não lembro se já escrevi aqui, mas ela mudou de escola, optamos por colocá-la na mesma escola do irmão. Uma escola maior, com uma estrutura diferente da que ela ia, mas com um projeto pedagógico muito bom, dentro da linha que eu gosto, a sócio-histórica.
Tudo ia muito bem enquanto estava na ansiedade pré-aula, agora que começou de verdade é que a gente vai analisando e sentindo as reações dela, que tem apenas 4 anos.
Analu foi para uma sala de crianças mais velhas, muitas já tem 5 anos, então é uma boa diferença, mas ela acompanha bem e se não acompanhar a parte intelectual não será cobrada por isso. Enfim, vamos analisando conforme o que ela demonstrar. Até aí tudo bem, só que Analu tem estranhado um pouco as diferenças, o fato de não conhecer as outras crianças, de ter uma professora nova, que por coincidência tem o mesmo nome da antiga. Ela não chora pra ficar lá, já fiquei observando sem ser notada e ela interage super bem, só que ela resiste em gostar da nova professora. Suspeitamos que haja um sentimento de não trair a professora anterior, ou algo do tipo, já que não acho que ela seria capaz de estruturar uma atitude tão complexa.
As reclamações são sutis, ela não gosta que a professora a repreenda, fica brava porque algumas meninas não falam com ela ou optam por brincar sozinhas, pelo menos é isso que ela conta.
Conheci a mãe de uma menina da sala dela que também é nova lá e pelo que ela me contou a menina fala bastante da Analu em casa, sinal de que há uma interação, só que não consigo arrancar esse tipo de coisa na conversa pós aula que tenho com a pequena todos os dias. Geralmente o papo se resume a dizer que foi mais ou menos e que não gosta da professora. Só disse que gostou da professora de inglês! Oba, pelo menos de alguma coisa ela gostou.
Tenho incentivado bastante, digo para ela que a cada dia é um pouco melhor, que as amizades vão surgir e que logo ela se sentirá em casa. Pelo menos é isso que eu desejo e pelo que conheço da filhota, ela já está bem por lá, só não quer admitir, afinal, isso seria pra ela, deixar para trás definitivamente a outra escola que ela tanto gostava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário